Friday, October 19, 2007

Aeroporto, Economia, Portugal e afins

Eu sei que não sou nenhuma perita em nada disto, mas tenho direito à minha opinião (mesmo que seja de cabra).

Ora bem, para mim Portugal tem 2 industrias lucrativas - cortiça e turismo. Mais nada. Que não haja ilusões! Tudo o resto é desperdício de tempo e dinheiro.

Tendo isto em conta acredito que enquanto não houver uma radical mudança de consciências e políticas (mesmo radicais), vamos continuar a ser um país do terceiro mundo com pretenções de país europeu desenvolvido. Nada poderia estar mais longe da realidade. Somos pobres! SOMOS POBRES!!! Percebem?? Não? Outra vez: s-o-m-o-s PPPPPOOOOOBBBBBRRRRREEEEESSSSS.
E a realidade é essa.

E o que é que isto tem a ver com o aeroporto?Pois bem, a minha proposta seria Portela + 1. E passo a explicar: primeiro, precisamos de um aeroporto REALMENTE internacional. Mais uma vez a nossa condição geográfica - país mais ocidental do continente europeu - põe-nos numa situação privilegiada em relação ao resto do continente. Estamos a meio caminho entre a civilização oriental e a ocidental, ie, poderiamos servir de Frankfurt ou até mesmo de Heathrow entre todo o tráfego internacional de longo curso que vem do Oriente, Hong-Kong, Singapura, Japão, Rússia, Médio Oriente, tudo isto e o mundo Ocidental: Estados Unidos, Canadá. Até mesmo par tráfego aéreo mais virado para turismo: Tailândia, Indonesia, Malásia, Filipinas, África, Brasil, México, etc etc.
E porque Portela? Porque vai sempre quem prefira ficar mais perto da cidade, por negócios ou porque pode ou porque sim, e que não se importam de pagar taxas de aeroporto mais caras para isso. Falo de executivos, pessoas de negócios, com poder de compra, etc etc. Assim, com taxas mais altas na Portela, muitas das despesas extra de ter 2 aeroportos a servir uma cidade estariam cobertas.

Mas pronto. Esta é a minha opinião. 

No comments: